Seleção de Produção Científica
A produção científica de José Vasco Carvalho foi realizada num modelo de investigação pela prática onde a contaminação entre as publicações científicas e artísticas é frequente. O trabalho desenvolvido destaca-se em cinco áreas, a saber: Sound Design; Arte Pública Sonora; Ecologia Sonora; Interfaces de Geração, Síntese e Reprodução Sonora; e Sonificação. Sound Design Desenvolveu investigação aplicada à prática na área do Sound Design para cinema ao longo de vinte anos. Esta prática iniciou-se no estudo da linguagem e taxonomia do sound design e resultou na publicação de abundante trabalho nos vários suportes de apresentação artística sonora. A sua tese de doutoramento na área do Som apresenta um conjunto de metodologias aplicadas à prática artística sonora e demonstra as relações fundacionais entre o sound design e a arte sonora. A sua experiência permitiu-lhe complementar essa publicação científica ao sistematizar metodologias de produção e pós-produção de som e incluí-las como parte da mesma tese. Arte Pública Sonora O trabalho realizado na arte pública sonora tecnológica inicia-se na sua dissertação de mestrado e complementa-se no projeto do Circuito de Arte Pública de Paredes. Do estudo do impacto das esculturas sonoras no espaço público resulta a publicação dos trabalhos artísticos Sounding Spaces e Caixa de Música e do artigo em destaque "Caixa de Música - o espaço tecnológico e a arte pública". Neste trabalho propõe-se um modelo de produção artística para a arte sonora no espaço público e comparam-se as problemáticas de impacto, produção e manutenção da arte pública com as da arte pública sonora tecnológica. Ecologia Sonora O comprimir e o densificar dos espaços que ocupamos determinaram a necessidade de controlar a influência externa pelo som. É neste sentido que surgem diferentes práticas, suportes de mitigação e reprodução sonora que pretendem ser um alerta para a preservação do património sonoro. O projeto artístico Lugar Sónico demonstra o estudo do autor sobre as problemáticas das Soundscapes e apresenta uma proposta de recolha, composição e integração de realidade aumentada. Deste projeto resultaram composições de vários músicos disponíveis online, uma performance, duas aplicações de realidade sonora aumentada para telemóvel e o artigo "Sonic place - a sonic augmented reality soundscape experience", que se pretende destacar publicado nas actas da conferência internacional Invisible Places 2017. Interfaces de Geração, Síntese e Reprodução Sonora A prática musical introduziu novos interfaces de computação como meio de composição, performance e receção da música. A tecnologia e a sua articulação nas recentes formas de composição são problemáticas discutidas no trabalho do autor. O estudo da interação musical acústico | digital, apresenta em "Ser Sónico" um novo interface para a expressão musical e iniciou o estudo de suporte e receção sonora. A Realidade Sonora Aumentada é explorada no trabalho Lugar Sónico, destacando-se aqui o artigo "All is noise: in search of enlightenment, a VR experience" que propõem o uso da tecnologia V.R como modo de suporte de reprodução sonoro de um espaço virtual. Sonificação A mineração massiva de dados levanta questões de padronização e reconhecimento que a informação visual apresenta dificuldades em resolver. A Sonificação propõe a transmissão e interpretação de dados pela variação de cadência, ritmo, e propriedades acústicas do som. O trabalho de investigação do autor nesta temática iniciou-se no projeto sound data mining, financiado pela Agência de Inovação. O autor colaborou em publicações científicas destacando-se "SoundServer: Data Sonification On-Demand for Computational Instances". Neste trabalho o autor desenvolveu em programação por objetos um sistema modular de síntese e geração sonora. Este sistema foi usado como base de produção sonora em performances da Formação Variável de Laptops do CITAR entre outras.
Produção Científica Com Arbitragem
Silva, M., Santos, L., Teixeira, L. & Carvalho, J. V. ,(2022). All is noise: in search of enlightenment, a VR experience. MM '22: proceedings of the 30th ACM International Conference on Multimedia. New York: Association for Computing Machinery (ACM), p.p. 7223–7224 . Carvalho, J. V., Perrotta, A. & Martins, L. G., (2017). Sonic place - a sonic augmented reality soundscape experience. Invisible Places 2017: sound, urbanism and sense of place. Castro, R. & Carvalhais, M. (eds.). University of Açores, p.p 311-318. Carvalho, J. V. & Martins, L. G (2017), Caixa de música - o espaço tecnológico e a arte pública. Arte pública na era da criatividade digital: Atas do colóquio internatcional 2017. Abreu, J. G. & Castro, L. (eds.). Porto: Universidade Católica Editora - Porto, Vol. 2. p.p. 275-285. Sarmento Ferreira, L.; Carvalho, J. V. (2008) d.dialogue - human/digital communication . Proceedings of the 11th Biennial Arts and Technology Symposium at Connecticut College. Connecticut. p.p. 31-34. Costa, M., Sousa, I., Fonseca, Carvalho, V. et al. (2005). Online data mining services for dynamic spatial databases I: system architecture and client applications., In Proceedings of the II International Conference and Exhibition on Geographic Information. GISPLANET. Lisboa. Luís Teixeira; Álvaro Barbosa; Jorge C. S. Cardoso; José Vasco Carvalho; Manuel Costa; Inês Sousa; Ivan Franco; et al.(2005). "Online data mining services for dynamic spatial databases II: air quality location based services and sonification". In Proceedings of the II International Conference and Exhibition on Geographic Information.GISPLANET. Lisboa. p.p.5-8. Carvalho, José; Figueiredo , H. (2004). “Ser Sónico - Performance Sonora em Novos Controladores Digitais” – Proceedings of the 1o Workshop Luso-Galaico de Artes Digitais (ARTECH 2004); Lisboa, Portugal. p.p.129-133. Cardoso, J.; Carvalho, José.; Teixeira, L.; Barbosa, A. (2004). “SoundServer: Data Sonification On-Demand for Computational Instances” – Proceedings of the Tenth Meeting of the International Conference on Auditory Display (ICAD 2004), Sydney, Australia.
Produção Científica Sem Arbitragem
Carvalho, J.V.(2013) – Caixa de Música In CASTRO, Laura (ed.) Circuito de Arte Pública de Paredes [Catálogo de Exposição]. ISBN: 978-989-96388: Câmara Municipal de Paredes. Carvalho, J.; Joaquim, Vitor.; Castro N.; Lacerda Paulo (2017), Programa Artístico FOZ DO DOURO. Arte pública na era da criatividade digital: Atas do colóquio internacional 2017. Abreu, J. G. & Castro, L. (eds.). Porto: Universidade Católica Editora - Porto, Vol. 2. p.p. 491-492. Joaquim, V; Carvalho, J.V. et al.(2015) –Lugar Sónico In Bienal de Cerveira (ed.) Olhar o Passado Construir o Futuro, 18ª Bienal de Cerveira [Entrada de Catálogo de Exposição]: Fundação Bienal de Cerveira. Carvalho, J.V.(2013) –Jardim de Espíritos In CASTRO, Laura (ed.) Circuito de Arte Pública de Paredes [Catálogo de Exposição]. ISBN: 978-989-96388 : Câmara Municipal de Paredes.
Projetos
Projeto Circuito de Arte Pública de Paredes 2011-2015 O Circuito de Arte Pública de Paredes é o resultado de uma iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Escola de Artes da Universidade Católica, através do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). Este projeto teve como objetivo transformar a cidade de Paredes num museu aberto de arte contemporânea, em estreita relação com a comunidade local e o seu património edificado. Projeto Contributo pessoal: apresentação pública nas (Carvalho, J.V. (2012) Jornadas de Arte Pública, Caixa de Música. um Exemplo de Realidade Aumentada. Esc. Sec. Paredes); Construção de Duas Esculturas Sonoras Caixa de Música, Jardim de Espíritos. Porto Digital. 2005-2007 Um projeto de parceria entre diversas entidades e o município do Porto que teve por objectivo desenvolver aplicações na área do multimédia para incentivar as dinâmicas culturais e recreativas associadas à cidade. O Trabalho que realizou decorreu no âmbito do grupo designado no CITAR e a sua proposta passava pelo desenvolvimento de novas formas de interactividade sonora. Projeto Referência do projeto 001/8.1/C/NOR. POS-Conhecimento - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. Porto Sec. XVI. 2005-2006 O objectivo do projeto “Porto no Séc. XVI” foi o desenvolvimento de um mapa interactivo virtual de parte da cidade do Porto no Séc. XVI, contrapondo este cenário com o momento actual. O meu contributo passou pela construção sonora de um filme de animação 3D, um dos resultados finais a apresentar do projeto. Projeto Referência do projeto 796/2.2/C/NRE. Sound Data Mining. 2003-2005 O projeto desenvolveu estudo na tecnologia de análise inteligente de dados, as técnicas de data mining, aplicando a essa análise técnicas de apresentação de resultados baseadas em sonificação de dados. Participei no estudo da sonificação e a sua aplicação a plataformas móveis. Contribui ainda para três publicações com arbitragem. Projeto Parceiros : YDreams - Informática, S.A.; Instituto Geográfico Português - Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional Referência do projeto: Adi. Projeto Lugar Sónico 2015-2017 Investigação inserida no Doutoramento Financiado pela Bolsa FCT SFRH/BD/71416/2010 Resultados: Publicação em conferência; Disponibilização de biblioteca de recolhas sonoras online; Apresentação de aplicação móvel de realidade aumentada sonora em 18ª Bienal de Cerveira 2015; Apresentação Festival Semibreve Braga 2016; Concerto Foz do Douro em Conferência de Arte Pública na era da creatividade digital; Disponibilização de composições sonoras em plataforma de streaming de José Vasco Carvalho; Vitor Joaquim, Rodrigo Areias, Pedro Pestana; Pedro Ribeiro, João Cordeiro. Projeto Concerto Som